Bem vindo ao Atitudes Eco

Atitudes Eco é um espaço aberto para que sejam inseridas informações que possam contribuir para a sustentabilidade do planeta, trazendo dicas e atitudes ecologicamente corretas que todos podem estar fazendo em seu dia a dia, e assim vamos em busca de um mundo melhor.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Bombeiros registram mais de 2 mil queimadas no Paraná

Desde o início do ano, o Paraná já registrou mais de 2,4 mil queimadas. A maior parte delas, mais de 1,8 mil ocorrências, segundo o Corpo de Bombeiros, foi registrada nos meses de março e abril. A região mais afetada é o norte do estado, especialmente as cidades de Londrina e Maringá.
“Está ocorrendo um aumento significativo no número de queimadas nos últimos meses, mas essa é uma tendência já esperada. Esses incêndios ambientais, como chamamos, ocorrem devido à baixa umidade relativa do ar, que ajuda a desidratar a vegetação, associada à falta de chuva e à ação humana”, diz ao G1 o tenente Leonardo Mendes dos Santos, do Corpo de Bombeiros.
Segundo Santos, as causas mais comuns para os incêndios ambientais são as queimadas agrícolas, o fogo usado para queimar lixo lixo doméstico, ou fogo usado para limpeza de terrenos.
“Nessa época do ano, qualquer chama tem um risco muito grande de se alastrar, por isso é importante evitar limpeza de terreno com fogo e evitar atear fogo em lixo doméstico, em terrenos baldios. Não se deve subestimar o poder que o fogo tem de se alastrar, porque é fácil perder o controle sobre o fogo”, afirma o tenente.
Historicamente, de acordo com Santos, a situação tende a piorar no inverno. “Geralmente, as queimadas ocorrem com mais frequência no inverno. Ainda assim, isso depende do clima, e de quão úmida será a estação”.

Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário