Bem vindo ao Atitudes Eco

Atitudes Eco é um espaço aberto para que sejam inseridas informações que possam contribuir para a sustentabilidade do planeta, trazendo dicas e atitudes ecologicamente corretas que todos podem estar fazendo em seu dia a dia, e assim vamos em busca de um mundo melhor.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Hora do planeta – o mundo aderiu à idéia

A “Hora do Planeta” foi criada no ano de 2007 pela WWF Austrália com o objetivo de inspirar a população a tomar uma atitude mediante as mudanças climáticas apagando as luzes durante uma hora para reduzir o consumo de energia. Em sua primeira edição o evento foi local em Sidney, onde 2,2 milhões de moradores da cidade apagaram as luzes por uma hora. O objetivo da ação neste ano era de reduzir em 5% o consumo de energia elétrica, porém o resultado superou as expectativas atingindo 10,2% da redução do consumo. Com o sucesso do projeto, no ano de 2008 50 milhões de pessoas de 35 países e 371 cidades aderiram à idéia apagando as luzes. Já em 2009 centenas de milhares de pessoas em mais de 4 mil cidades e 88 países apagaram suas luzes e deram seu voto pelo Planeta.
Neste ano, o dia para a Hora do Planeta foi no último sábado (27) e o evento ocorreu das 20:30 às 21:30 horário de Brasília. A cada ano o projeto vem crescendo e neste ano não foi diferente. No total participaram da ação 125 países, mais de 3.400 cidades e 1 bilhão de pessoas. Já no Brasil 19 estados, 15 capitais e 72 cidades participaram da ação apagando suas luzes por uma hora, mas infelizmente no total de cidades brasileiras apenas 1% do total que aderiram à idéia.
As Pirâmides e a Esfinge do Egito, a Torre Eiffel e o Palácio do Eliseu em Paris, a Fontana di Trevi em Roma, o Burj Khalifa de Dubai, a Ópera de Sydney, da orla de Hong Kong e do Memorial de Hiroshima, a Torre de Pisa, na Itália, e a catedral de Saint Paul, em Londres foram pouco a pouco sendo atingidos pela escuridão neste sábado.
Em São Paulo, a Ponte Estaiada foi apagada. No Rio de Janeiro, a Praia de Copacabana, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Jóquei Clube, na Zona Sul do Rio, foram alguns dos pontos turísticos da cidade, que aderiram ao movimento.
O importante é que a cada ano aumenta o número de países, cidades e pessoas que aderiram à iniciativa, mostrando ao mundo e principalmente aos governantes das nações, que a população está disposta a contribuir com ações para minimizar os efeitos das mudanças climáticas. Esperamos que com estas ações, as nações se unam e estipulem ações e metas para reduzir as emissões de poluentes, e quem sabe assim, evitar mais mudanças climáticas no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário