Bem vindo ao Atitudes Eco

Atitudes Eco é um espaço aberto para que sejam inseridas informações que possam contribuir para a sustentabilidade do planeta, trazendo dicas e atitudes ecologicamente corretas que todos podem estar fazendo em seu dia a dia, e assim vamos em busca de um mundo melhor.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Nova ministra do meio ambiente, quer prioridade ao desmatamento na Caatinga

A nova ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, determina que saia do papel até o final deste semestre o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Caatinga. Toda esta urgência se justifica pela necessidade de frear, o mais breve possível, o desmatamento na caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, que já perdeu 45% de sua cobertura vegetal.
O principal motivo para o desmatamento acelerado da caatinga é devido à crescente demanda do carvão, onde 0,33% de sua biomassa são transformados anualmente em carvão para abastecer a demanda por energia, tanto na região em que o bioma está presente quanto em outras.
A caatinga é considerada o bioma mais vulnerável as mudanças climáticas, onde habitam 13 milhões de brasileiros, e é apontada como uma das regiões que mais serão afetadas pelo aquecimento global.
Na última terça-feira (6) foi debatido em reunião com representantes dos ministérios do Planejamento, Indústria e Comércio, Agricultura e Reforma Agrária, IBAMA, ICMbio e MMA, para definir o modelo lógico do PPCaatinga. O modelo vai definir as metas, a forma de atingi-las, as etapas de execução e a origem dos recursos que serão aplicados.
Para membros do governo, o maior desafio será encontrar alternativas para a geração de energia. O ciclo do desmatamento na região começa nas pequenas propriedades – descapitalizadas e dependentes do carvão - e move as indústrias de gesso e cerâmica no Nordeste, bem como a de ferro gusa nas siderúrgicas do Centro-Sul.
O uso de tecnologia sustentável aliada aos conhecimentos tradicionais do sertanejo no trato com o bioma, valorizar os produtos da sociobiodiversidade, mecanismos de financiamento de atividades sustentáveis e manejo dos recursos naturais podem ser fortes aliados no controle do desmate, como ocorrido no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm) – que reduziu em 40% a média do desmatamento nos últimos 10 anos naquela região.
Espera-se que a conclusão da etapa preliminar do PPCaatinga ocorra até o dia 28 de abril, quando é comemorado o dia da Caatinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário