Bem vindo ao Atitudes Eco

Atitudes Eco é um espaço aberto para que sejam inseridas informações que possam contribuir para a sustentabilidade do planeta, trazendo dicas e atitudes ecologicamente corretas que todos podem estar fazendo em seu dia a dia, e assim vamos em busca de um mundo melhor.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Operação Delta flagra 5 mil m³ de madeira suspeita no primeiro dia de ação em Belém/PA

Agentes federais localizaram na segunda-feira (12) no primeiro dia da Operação Delta mais de 5 mil m³ de madeira suspeita no delta do rio Guamá, na grande Belém, no Pará. Cerca de mil m³ eram transportados em três balsas. Outros 2 mil m³ estavam armazenados numa clareira aberta na floresta, em Murinim, a 60 km da capital do estado. Os proprietários foram notificados pelo IBAMA a comprovar a origem do produto florestal, que poderá ser apreendido.
Com a participação do IBAMA, Polícia Federal, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio, Sistema de Proteção da Amazônia – Sipam e Força Nacional, a Operação Delta combate o desmatamento da floresta amazônica e o comércio ilegal de madeira no Pará. Na mira dos agentes federais estão mega empreendimentos, os que mais se beneficiam economicamente da destruição da floresta amazônica.
Na primeira investida da operação, com apoio de dois helicópteros e três lanchas velozes, cerca de 370 homens ocuparam na manhã desta segunda-feira (12), simultaneamente, os pátios de 15 madeireiras, todas instaladas no delta do Guamá, um dos maiores pólos madeireiros do país.
As empresas foram apontadas por investigações realizadas desde novembro de 2009 como as que mais “esquentam” madeira de desmatamento em toda a Amazônia Legal. A fraude acontece por meio da inclusão de créditos falsos no Sisflora. Todos os empreendimentos estão tendo seus estoques de madeira serrada e em tora medidos por 28 equipes de agentes federais e, posteriormente, os resultados serão confrontados com as quantidades declaradas no sistema de controle ambiental.
Comprovadas as irregularidades, a operação poderá resultar na apreensão de mais de 30 mil m³ de madeira ilegalmente retirada da floresta amazônica, quantidade suficiente para encher mais de mil caminhões.
Além de madeireiras, empreendimentos fantasmas também estão no alvo da operação que reúne os principais órgãos integrantes da Comissão Interministerial de Combate a Crimes e Infrações Ambientais – Ciccia.

Fonte: Nelson Feitosa/IBAMA



Nenhum comentário:

Postar um comentário