Durante os dez anos em que o Programa Nacional das Nações Unidas para o desenvolvimento adota os oito objetivos do milênio, ou "oito jeitos de mudar o mundo", o Brasil tem alcançado resultados expressivos que o colocam em condições de avançar rumo ao cumprimento das metas para 2015. A conclusão está no 4° Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que será divulgado nesta quarta-feira (24) em solenidade, às 17 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A avaliação do programa das Nações Unidas detectou resultados animadores nas políticas públicas e nas ações da iniciativa privada e da sociedade civil na tentativa de alcançar os objetivos propostos pela ONU. Trabalho, saúde, educação e meio ambiente são as áreas aonde o governo brasileiro vem crescendo nos últimos anos.
Um exame passo a passo analisou a eficácia das medidas tomadas no País para acabar com a miséria e a fome, levar educação básica e de qualidade a todos, reduzir a mortalidade infantil, melhorar as condições de saúde da população, combater a AIDS e outras doenças, melhorar a qualidade de vida da população e o respeito ao meio ambiente e dar condições de trabalho às populações. Na maior parte dessas oito metas, os resultados do Brasil mereceram destaque no relatório.
O sétimo objetivo, relacionado a meio ambiente e qualidade de vida, é apontado como um dos que apresentou avanços significativos. O relatório constatou que a drástica redução nas taxas de desmatamento da Amazônia, que caiu para 1/3 da média da área desmatada nos últimos dez anos, aliadas às políticas de redução de emissões de CO2, ozônio e gases poluentes, demonstrou o empenho das autoridades ambientais na busca de soluções de desenvolvimento sustentável.
O evento é promovido pela Secretaria Geral da Presidência da República, pelo PNUD e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e marca a entrega do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil, em sua terceira edição. A ONG ODM Brasil premia, de três em três anos, as melhores iniciativas da sociedade civil organizada na solução de problemas sociais e ambientais no País.
Fonte: MMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário